sábado, 16 de novembro de 2013

A escolha da sua profissão




Oi gente. Hoje eu mudei de tema legal, não vim falar de moda, nem de famosa, nem de unhas, nem de make... Hoje eu vim falar de profissões, assim como eu muitas pessoas estão na sua reta final, escolhendo sua profissão que irá exercer no futuro,( lembrando que isso não é uma decisão final ), mas ainda não tem ideia do que seguirá pra sua vida, muitas indecisas entre 2 profissões, outras escolhendo as que mesmo não gostando, selecionam a que dão mais dinheiro, e outro que ainda nem foram atrás. 
É raro um estudante que passa ileso por esse questionamento. Em geral, ansiedade, angústias e incertezas marcam o período, o que, na visão de especialistas, nem sempre é prejudicial. "Uma dose de ansiedade pode ser benéfica, uma vez que leva o aluno a se dedicar mais inteiramente ao processo de escolha. Não a ansiedade que paralisa, mas a que mobiliza para a vida"
Na maioria dos casos, esses sentimentos estão presentes porque os jovens pensam que estão fazendo uma escolha para a vida. É, sim, uma escolha muito importante, mas não é para toda a vida, porque muita coisa pode mudar pelo caminho". Nós  jovens não percebemos (e, geralmente, por falta de maturidade) que este é só o começo de uma longa carreira que se inicia. "Escolher a profissão não significa definir toda a sua carreira". "A profissão é um dos componentes do seu projeto de vida, mas é preciso ter em mente que o mercado muda, as pessoas mudam. É preciso estar preparado para, muitas vezes, ter de ajustar o caminho". 
O que o jovem vestibulando deve fazer para tomar a decisão mais acertada? Como encontrar a profissão que mais combine com o seu perfil?
 "O vestibulando precisa fazer uma busca rigorosa de informação, tanto sobre si próprio, quanto sobre as muitas carreiras existentes, o mercado de trabalho e as muitas frentes em que ele pode atuar". 
Para ajudar os indecisos a fazer a melhor escolha, segue abaixo algumas dicas que podem ajudar na escolha da melhor profissão, siga, pense bem e boa sorte:

1. Se Informe Sobre as Profissões e Carreiras

Antes de mais nada, antes de começar a pensar em escolher uma profissão, procure conhece-la muito bem.
É interessante eliminar os mitos e conhecer a verdadeira realidade das profissões. É importante conhecer o que o profissional faz no seu dia a dia, qual a sua área de atuação, como está o mercado para a profissão, como é o curso, etc…
Se você está em dúvida entre duas ou mais profissões, conhecendo a todas elas fica mais fácil realizar a escolha da profissão que tem mais o seu perfil.

2. Converse com Profissionais Formados

Agora que você já se informou sobre a parte teórica da profissão, procure também conversar com profissionais formados para conhecer a parte prática. Se você quer fazer o curso de medicina, por exemplo, visite os hospitais, visite as clínicas, observe a rotina dos médicos e se possível faça perguntas para os profissionais.
Quando estiver escolhendo a sua profissão lembre-se, todas as profissões tem o seu lado positivo e o seu lado negativo: medicina pode ser uma carreira linda, que salva vidas e cura doenças, mas vai exigir um grande esforço e sacrifício do médico que tem que estudar durante vários anos e que muitas vezes tem que deixar a sua casa e família para atender emergências. A escolha da profissão certa depende muito do estilo de vida que você quer levar.

3. Escolha com Calma a sua Profissão

A escolha da profissão certa deve ser muito bem pensada, deve ser uma decisão tomada com calma. Não é interessante deixar para a ultima hora, não é inteligente escolher na hora de preencher a ficha do vestibular. Pense muito bem sobre o assunto.
Claro, nada é pra sempre, uma escolha profissional também não precisa ser, há muitos casos de pessoas que trabalham anos em uma profissão e posteriormente abandonam tudo para começar uma carreira nova.
De qualquer modo, mesmo que você possa mudar de carreira posteriormente, não vale a pena perder tempo fazendo um curso que você não gosta. Por isso quando for escolher sua profissão pense muito bem.

4. Conheça bem suas Áreas de Interesse ( Profissional e Pessoal )

Auto-conhecimento é uma das chaves para o sucesso na vida em geral, com a escolha da profissão certa, não é diferente. Procure conhecer bem a si mesmo, procure listar os seus principais interesses, talentos e defeitos.
Liste quais são as suas atividades preferidas no tempo livre, liste os tipos de filmes que você mas gosta, os assuntos que mais gosta de conversar e as suas principais qualidades. Liste também o que você não gosta de fazer, quais situações te deixam constrangido e também quais são os seus principais defeitos ( não adianta, todo mundo tem seus defeitos ! ).
Ter um bom conhecimento sobre si mesmo, com certeza irá ajudar na escolha da profissão certa.

5. Teste a sua Afinidade com a Profissão

Para poder ter certeza que está fazendo a escolha da profissão certa, procure toda a orientação que puder. Faça um teste vocacional, procure orientação de psicólogos e profissionais vocacionais e leia, leia muito sobre a área que quer estudar.
Procure conhecer o que está acontecendo no universo da sua profissão, se você quer fazer ciência da computação por exemplo, faça uma pesquisa sobre as novas técnicas de programação, sobre os novos computadores que estão surgindo, sobre as novas empresas que estão despontando, etc…
Quanto melhor você conhecer do universo da sua futura profissão, mais você saberá se tem afinidade com a área.

6. Vestibular não é o Fim do Mundo

Momentos importantes da vida como o vestibular, sempre causam medo e ansiedade mesmo, é preciso ter controle.
O vestibular como muitos momentos, é um fato inevitável, se você quer começar uma carreira de sucesso deve encara-lo. Por isso aceite o fato e faça o que tem que ser feito: estude.
Claro, estudar é importante, mas tudo também tem o seu peso: não deixe também de fazer atividades extras tais como se divertir fazendo o que você mais gosta e cultivar os seus Hobbies. Deixe também sempre um tempo para o descanso.

7. Não se Deixe Levar: Escolher uma Profissão só Depende de Você

Nem sempre as melhores intensões levam as melhores escolhas. Não são raros os casos em que pais, amigos ou parentes acabam influenciando na escolha de uma profissão. Essas pessoas, em geral tem excelentes intensões, mas não cabe a elas escolher: a última palavra deve ser sempre sua !!
É muito comum encontrar alunos que abandonam a faculdade porque não se identificam com a profissão escolhida, a maioria desses casos ocorre justamente porque a escolha do curso foi feita com base na influência de outras pessoas.
Na hora de escolher uma profissão, nunca se deixe levar por comentários ou qualquer tipo de influência, a não ser a influência de você mesmo.
  • A carreira é sua, o sonho é seu, a escolha da profissão certa, só cabe a você.

Faculdade FALC
Google Imagens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou desse post? Conta pra mim! Seu comentário é muito importante :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...