Oriundo da planta Camellia sinensis, a mesma que origina os chás preto e branco, o chá verde tem suas folhas colocadas sob vapor e depois, secas, por isso contém propriedades diferentes. Desta forma previne-se oxidação dos ingredientes e preservam-se os nutrientes. Entre os derivados da erva, esse é o chá mais popular no Brasil e foi alvo de mais estudos do que seus "irmãos". Estima-se que a bebida corresponde entre 80 e 90% da produção de chá chinês, terra natal dessa planta, que hoje é cultivada em todo o mundo.
Outros estudos feitos no Japão mostraram que a erva é eficaz na prevenção de doenças do coração. Seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos.
O consumo do chá verde é recomendado em processos de emagrecimento. No entanto, isso não o significa que não existam efeitos colaterais e riscos para a saúde, já que a bebida contém doses elevadas de cafeína, que pode elevar a pressão arterial. A infusão também não é recomendada para hipertensos, gestantes ou para mulheres que estão amamentando. O consumo em excesso pode provocar sintomas como náusea, taquicardia, dor de cabeça e problemas gastrointestinais. Beba com moderação e aproveite tudo o que o chá verde tem de melhor!
Como fazer o chá:
Coloque água para ferver. Apague o fogo assim que iniciar o processo de ebulição. Acrescente a erva (o ideal são duas colheres de sopa para um litro de água) e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.
Como tomar: Quatro xícaras de chá verde são suficientes, desde que bebidas logo depois de preparadas.
OBS: IMPORTANTE!
O chá pode ser o banchá, mas nunca o de saquinho. Esses chás são chamados de aromáticos em não possuem os mesmos benefícios.
Riscos
Quando consumido em altas doses, o chá verde pode sim fazer mal. A grande quantidade de cafeína pode causar insônia, apesar dos efeitos calmantes do chá, e também levar à gastrite, por aumentar a secreção gástrica.
Ultrapassar a ingestão recomendada de 600 ml também pode reduzir a absorção de diversos nutrientes, como o ferro e cálcio, sendo que a ausência do último é perigosa para mulheres na menopausa. Por isso, mesmo consumindo apenas essa quantidade, é muito importante não tomar o chá verde durante as refeições.
Créditos: Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou desse post? Conta pra mim! Seu comentário é muito importante :)